
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS
Deborah núñez
Diretora e Coordenadora Geral
Professora no Centro de Artes e Humanidades (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), na linha de pesquisa Imagem e Cultura. Mestra em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Pesquisadora, fotógrafa, artista visual e produtora cultural. Desde 2015 se dedica à pesquisa sobre a fotografia brasileira e sua legitimação nos campos fotográfico e artístico. Trabalhou também com comunicação institucional desenvolvendo consultoria e soluções visuais para empresas como Petrobras e Neoenergia. Desenvolve projetos culturais e organização de acervos fotográficos, com experiências com os acervos de Walter Firmo e na Coleção Joaquim Paiva. Dedica-se atualmente a fomentar e implantar projetos com fotografia, artes visuais, arte educação, preservação de acervos e produção cultural. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.
Joana Mazza
Curadora
Pesquisadora, curadora, produtora cultural e fotógrafa. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação Estudos Contemporâneos das Artes (UFF-Brasil), colabora com o Grupo de Pesquisa: `Y´nterfluxes, coordenado pelo Professor Luiz Guilherme Vergara nesta mesma instituição, e, integra o Posthuman Latin-American Network. Mazza é mestra em Arte, Pensamento e Cultura Latino Americana pelo Instituto de Estudos Avançados (Universidade de Santiago do Chile). Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes (UFRJ) e pós-graduada em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (Universidade Candido Mendes). Entre suas principais atividades destacam-se a coordenação de exposições do FotoRio (edições de 2003 a 2009), a coordenação do Programa Imagens do Povo (2010 a 2103) compreendendo também a Escola de Fotógrafos Populares de 2012 (Observatório de Favelas), e por fim, assistente de curadoria e direção no MAC de Niterói (2013 a 2015).
Maíra GAMARRA
Curadora
Maíra Gamarra é fotógrafa, curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora brasileira. Bacharel em comunicação social/fotografia e mestra em Estudos Latino-Americanos (UNILA/Foz do Iguaçu/PR). Foi Coordenadora de Operações do Museu Paço do Frevo (Recife/PE) e gerente de projetos na Art.Monta Design (Recife/PE), especializando-se na elaboração, gestão e montagem de projetos, eventos e exposições artísticas. É curadora do Mira Latina, laboratório de acompanhamento de projetos, onde desenvolve mentorias, pesquisas e intercâmbios com fotógrafas e fotógrafos da América Latina. É cocriadora e cocuradora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Imagens e Feminismos - GIF e atua como pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu (Uruguai).
erika tambke
Coordenadora de Produção
Erika integra a equipe de coordenação do FotoRio 2020/2021 e coordena a Semana de Ocupação Visual/FotoRio desde 2019. É fotógrafa, Doutoranda em Mídia e Mediações Socioculturais na ECO/UFRJ, Mestre em Cultura Visual pela Birkbeck College, University of London e Bacharel em Geografia (UFRJ). Pesquisa sobre a fotografia popular no Rio de Janeiro, como uma forma de diversificar as narrativas da cidade. É integrante do Coletivo Favela em Foco. Nomeadora do Programa 6x6 Global Talent do World Press Photo e participa do júri da 10ª edição do PrixPhoto da Aliança Francesa (2021).
Carolina maria aranha
Designer Identidade Visual
Carolina Maria Aranha nasceu no Rio de Janeiro, no subúrbio da Leopoldina. Atualmente mora em Nova Friburgo.
Fez graduação em Desenho Industrial na PUC-Rio e Pós em Design Estratégico na ESPM. Fez alguns cursos de de Comportamento de Consumo e atualmente dedica-se a estudar a interseção entre Antropologia e Design.
Atua como designer em diversas frentes do mercado, trabalhando há aproximadamente 10 anos como autônoma, mas sua especialidade é design editorial, onde se realiza fazendo livro.
Carine Caz
Web Designer
Artista-pesquisadora, cenógrafa e designer. Graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Atualmente, faz formação em audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É co-fundadora do projeto artístico Mina Preciosa e colabora no grupo de pesquisa Arte: Ecologias (GAE/UFRJ). Além de ter se dedicado como diretora de arte e designer da Revista Desvio. Em 2020, foi contemplada pelo prêmio Funarte RespirArte pela videoarte Sobrevidas: segunda anestesia. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.
Marcel Alcantara
Conteudista Web
Marcel Alcantara é artista visual e produtor cultural.
Artista de formação livre, estudou na EAV Parque Lage com professores/artistas que foram fundamentais na sua formação, entre eles: Luiz Alberto Zúñiga, João Magalhães, Guilherme Bueno, Cristina Salgado, Tina Velho, Gianguido Bonfanti, Fernando Cocchiarale e Denise Cathilina, de quem foi assistente. Trabalhou também na produção e montagem de exposições e de espetáculos de dança.
A fotografia tem sido o seu suporte mais frequente, mas o artista também desenvolve trabalhos em vídeo, gravura e desenho. Nos últimos dez anos participou de exposições coletivas no Brasil, na Colômbia e em Portugal.
Cristina Cavallo
Designer Catálogo
Cristina Cavallo é designer, artista plástica e artesã, além de pesquisadora e educadora no campo da cultura e das artes. Como designer, atuando desde 1998, concebeu incontáveis peças gráficas, com destaque para a editoração de livros de literatura, livros didáticos, catálogos, jornais e revistas, projetos de identidade visual e papelaria, projetos de sinalização, embalagens, cartazes, folhetos, entre outros.
Na pintura, alia a formação autodidata a delírios de cor e forma e a seus interesses culturais, fazendo o que chama de “pintura popular brasileira”. Os ofícios artesanais constituem uma prática recorrente em sua vida, baseada na experimentação de materiais diversos para a criação de peças utilitárias e decorativas. Busca criar e contribuir com projetos que integrem valores ambientais, sociais e culturais, por entender a atividade do design e das artes como construção de sentidos e acreditar que, por meio delas, é possível conduzir as sociedades a um mundo mais justo, mais feliz e mais belo. Como educadora, lecionou em inúmeros projetos sociais e instituições de nível fundamental, médio e superior, destacando-se o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e de Niterói e a Universidade Federal Fluminense, dando aulas de artes, design, design thinking e comunicação.
É doutora em Design (ESDI/UERJ), mestre em Antropologia da Arte (UFF), especialista em Educação à Distância (UFF) e graduada em Comunicação Social (UFF). Em sua pesquisa de doutorado investigou as relações entre o saber fazer e a autonomia, buscando apontar o esign como possível campo de desenvolvimento de uma disciplina para a educação básica brasileira capaz de desenvolver as competências necessárias ao projetar e construir coisas.