Cópia de AEnB2UqAGx62PUNLRRJqEesDIV2yPxa

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

WhatsApp Image 2021-04-04 at 17.58.51.jp

Deborah núñez

Diretora e Coordenadora Geral

Professora no Centro de Artes e Humanidades (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), na linha de pesquisa Imagem e Cultura. Mestra em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Pesquisadora, fotógrafa, artista visual e produtora cultural. Desde 2015 se dedica à pesquisa sobre a fotografia brasileira e sua legitimação nos campos fotográfico e artístico. Trabalhou também com comunicação institucional desenvolvendo consultoria e soluções visuais para empresas como Petrobras e Neoenergia. Desenvolve projetos culturais e organização de acervos fotográficos, com experiências com os acervos de Walter Firmo e na Coleção Joaquim Paiva.  Dedica-se atualmente a fomentar e implantar projetos com fotografia, artes visuais, arte educação, preservação de acervos e produção cultural. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

joana.jpg

Joana Mazza

Curadora

Pesquisadora, curadora, produtora cultural e fotógrafa. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação Estudos Contemporâneos das Artes (UFF-Brasil), colabora com o Grupo de Pesquisa: `Y´nterfluxes, coordenado pelo Professor Luiz Guilherme Vergara nesta mesma instituição, e, integra o Posthuman Latin-American Network. Mazza é mestra em Arte, Pensamento e Cultura Latino Americana pelo Instituto de Estudos Avançados (Universidade de Santiago do Chile). Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes (UFRJ) e pós-graduada em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (Universidade Candido Mendes). Entre suas principais atividades destacam-se a coordenação de exposições do FotoRio (edições de 2003 a 2009), a coordenação do Programa Imagens do Povo (2010 a 2103) compreendendo também a Escola de Fotógrafos Populares de 2012 (Observatório de Favelas), e por fim, assistente de curadoria e direção no MAC de Niterói (2013 a 2015).

maira.jpg

Maíra GAMARRA

Curadora

Maíra Gamarra é fotógrafa, curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora brasileira. Bacharel em comunicação social/fotografia e mestra em Estudos Latino-Americanos (UNILA/Foz do Iguaçu/PR). Foi Coordenadora de Operações do Museu Paço do Frevo (Recife/PE) e gerente de projetos na Art.Monta Design (Recife/PE), especializando-se na elaboração, gestão e montagem de projetos, eventos e exposições artísticas. É curadora do Mira Latina, laboratório de acompanhamento de projetos, onde desenvolve mentorias, pesquisas e intercâmbios com fotógrafas e fotógrafos da América Latina. É cocriadora e cocuradora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Imagens e Feminismos - GIF e atua como pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu (Uruguai).

erika.jpg

erika tambke

Coordenadora de Produção

Erika integra a equipe de coordenação do FotoRio 2020/2021 e coordena a Semana de Ocupação Visual/FotoRio desde 2019. É fotógrafa, Doutoranda em Mídia e Mediações Socioculturais na ECO/UFRJ, Mestre em Cultura Visual pela Birkbeck College, University of London e Bacharel em Geografia (UFRJ). Pesquisa sobre a fotografia popular no Rio de Janeiro, como uma forma de diversificar as narrativas da cidade. É integrante do Coletivo Favela em Foco. Nomeadora do Programa 6x6 Global Talent do World Press Photo e participa do júri da 10ª edição do PrixPhoto da Aliança Francesa (2021).

 

 

WhatsApp Image 2021-04-11 at 05.07.31.jp

Carolina maria aranha

Designer Identidade Visual

Carolina Maria Aranha nasceu no Rio de Janeiro, no subúrbio da Leopoldina. Atualmente mora em Nova Friburgo.
Fez graduação em Desenho Industrial na PUC-Rio e Pós em Design Estratégico na ESPM. Fez alguns cursos de de Comportamento de Consumo e atualmente dedica-se a estudar a interseção entre Antropologia e Design.
Atua como designer em diversas frentes do mercado, trabalhando há aproximadamente 10 anos como autônoma, mas sua especialidade é design editorial, onde se realiza fazendo livro.

IMG_20190712_161311562_3.jpg

Carine Caz

Web Designer

Artista-pesquisadora visual e designer gráfico. Graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Sua pesquisa artística investiga as restrições que atravessam o corpo feminino na fronteira entre os espaços público e doméstico. Atuou como diretora de arte da Revista Desvio. É co-fundadora do projeto artístico Mina Preciosa. Além de integrar a equipe de pesquisadores do Grupo Arte:Ecologias (GAE) EBA/UFRJ. 

minibio.jpg

Alice Ferraro

Designer Redes Sociais

Artista visual, designer gráfico e tatuadora. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Artes Visuais na EBA/UFRJ. Co-fundadora do projeto artístico Mina Preciosa.  Atua na equipe de design da revista Desvio.

Marcel Alcantara.jpg

Marcel Alcantara

Conteudista Web

Marcel Alcantara é artista visual e produtor cultural.

Artista de formação livre, estudou na EAV Parque Lage com professores/artistas que foram fundamentais na sua formação, entre eles: Luiz Alberto Zúñiga, João Magalhães, Guilherme Bueno, Cristina Salgado, Tina Velho, Gianguido Bonfanti, Fernando Cocchiarale e Denise Cathilina, de quem foi assistente. Trabalhou também na produção e montagem de exposições e de espetáculos de dança.

A fotografia tem sido o seu suporte mais frequente, mas o artista também desenvolve trabalhos em vídeo, gravura e desenho. Nos últimos dez anos participou de exposições coletivas no Brasil, na Colômbia e em Portugal.

cris_perfil_lattes2020.jpg

Cristina Cavallo 

Designer Catálogo

Cristina Cavallo é designer, artista plástica e artesã, além de pesquisadora e educadora no campo da cultura e das artes. Como designer, atuando desde 1998, concebeu incontáveis peças gráficas, com destaque para a editoração de livros de literatura, livros didáticos, catálogos, jornais e revistas, projetos de identidade visual e papelaria, projetos de sinalização, embalagens, cartazes, folhetos, entre outros.

Na pintura, alia a formação autodidata a delírios de cor e forma e a seus interesses culturais, fazendo o que chama de “pintura popular brasileira”. Os ofícios artesanais constituem uma prática recorrente em sua vida, baseada na experimentação de materiais diversos para a criação de peças utilitárias e decorativas. Busca criar e contribuir com projetos que integrem valores ambientais, sociais e culturais, por entender a atividade do design e das artes como construção de sentidos e acreditar que, por meio delas, é possível conduzir as sociedades a um mundo mais justo, mais feliz e mais belo. Como educadora, lecionou em inúmeros projetos sociais e instituições de nível fundamental, médio e superior, destacando-se o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e de Niterói e a Universidade Federal Fluminense, dando aulas de artes, design, design thinking e comunicação.

É doutora em Design (ESDI/UERJ), mestre em Antropologia da Arte (UFF), especialista em Educação à Distância (UFF) e graduada em Comunicação Social (UFF). Em sua pesquisa de doutorado investigou as relações entre o saber fazer e a autonomia, buscando apontar o esign como possível campo de desenvolvimento de uma disciplina para a educação básica brasileira capaz de desenvolver as competências necessárias ao projetar e construir coisas.